segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Afastada da TV, Mariana diz que "precisava" da pausa


Mariana Ximenes é uma apaixonada por teatro e faz questão de salientar isso. A atriz, que está em cartaz no Teatro Augusta, em São Paulo, com a peça Os Altruístas, ficou longe dos palcos por nove anos. Mas sempre que pode ela está numa sala de teatro em qualquer lugar do Brasil, prestigiando a produção local. Afastada da TV desde Passione, da TV Globo, Mariana disse, em entrevista exclusiva ao Terra, que quis fazer uma pausa nos trabalhos da TV para se dedicar a outros projetos. "Eu precisava. Precisava me dedicar ao teatro e ao cinema", declarou.

Além da peça, que ela produz e atua, Mariana está participando das gravações do filme O Gorila. E quem espera vê-la de volta às telas da televisão vai ter que aguardar. Por enquanto, o único plano da atriz para 2012 é viajar com sua peça pelo Brasil. "Por enquanto é pé na estrada com o teatro", brincou.

Em Os Altruístas, Mariana é dirigida pelo também ator Guilherme Weber, que comanda um espetáculo pela primeira vez. A atriz divide o palco com os atores Kiko Mascarenhas, Miguel Thiré, Jonathan Haagensen e Stella Rabello. Na adaptação do texto do norte-americano Nicky Silver, Mariana vive Sydney, uma atriz de novelas que comete uma atitude extrema após conviver e sustentar um grupo de jovens engajados em causas sociais, todos amigos de seu namorado.

A montagem fica em cartaz em São Paulo até o dia 18 de dezembro. Depois, Ximenes fará uma temporada no Rio de Janeiro, nos meses de janeiro e fevereiro, e pretende viajar com a peça para outras capitais brasileiras. Confira abaixo a entrevista completa.

Terra - Por que ficou tanto tempo afastada do teatro? Como foi voltar?
Mariana Ximenes - Eu não fiquei afastada porque eu sou uma grande espectadora do teatro. Fiquei afastada só dos palcos. Costumo ir muito ao teatro no Brasil inteiro. Sou uma pessoa que adora o teatro, sou apaixonada. Fiquei nove anos sem montar nada porque não achava um projeto que se encaixasse tão bem e também porque fiquei dedicada ao cinema e a televisão. Minha última peça foi A Rosa Tatuada, do Tennessee Williams. Comecei minha carreira no teatro aqui em São Paulo, em um curso chamado Teatro Escola Célia Helena, e aí fui fazendo uma novela, uma minisserie, filme...fui encaixando.

Terra - Ser dirigida por alguém que também é ator faz diferença?
Mariana Ximenes - Não é fundamental, é diferente. Não é bom ou ruim, é só diferente. Para mim foi muito bom porque ele consegiu dirigir a peça de forma muito direta, coerente e sempre me dava muito apoio porque entendia as minhas dificuldades. Mas não é melhor ou pior, é só diferente.

Terra - Você sentiu algum tipo de dificuldade ao voltar a fazer teatro, após tantos anos longe dos palcos?
Mariana Ximenes - A batalha não está ganha nunca, porque você está sempre aprendendo, lidando com universos diferentes e o teatro tem outra linguagem. Fazia tempo que eu não fazia, mas fui aprendendo na prática. No fazer você vai descobrindo novas coisas e desbravando esse universo que é o teatro. Os ensaios servem justamente para descobrir essa nova linguagem. A gente ensaiou por quase dois meses, com a direção do Guilherme Weber. O fato de eu conviver com os outros atores que fazem muito teatro também me ajudou.

Terra - Você acha que sua imagem pode ter ficado desgastada após você fazer tantos trabalhos seguidos na TV?
Mariana Ximenes - A gente busca um equilíbrio de fazer personagens diferentes, trabalhos diferentes. Eu alterno meus trabalhos na TV com filmes e agora no teatro. Acho que tudo é uma questão de equilíbrio e a oportunidade de fazer personagens diversificados.

Terra - Essa pausa nos trabalhos da TV foi proposital? Você queria tirar férias da televisão?
Mariana Ximenes - Eu precisava. Precisava me dedicar ao teatro e ao cinema. Também estou fazendo um filme chamado O Gorila, do diretor Zé Eduardo Belmonte. Uma atriz tem que fazer um pouquinho de tudo. Eu optei fazer Passione, foi um trabalho super marcante. Adorei ter feito a Clara e serei eternamente grata ao Sílvio de Abreu, Denise Saraceni e a todos da equipe porque fui muito feliz dentro e fora de cena. Foi um reconhecimento muito grande do público e fiquei muito feliz de ter feito. Mas agora resolvi me dedicar ao teatro e ao cinema.

Terra - Tem algum tipo de personagem específico que você queira fazer?
Mariana Ximenes - Muita coisa, senão minha vida para. Quero ser como a Fernanda Montenegro, que está com 82 anos e no teatro.

Terra - Como você avalia a sua carreira até aqui e aonde pretende chegar?
Mariana Ximenes - Vivo muito o presente. Acho que a gente tem que traçar metas e objetivos, mas onde eu vou chegar? Sei lá. Eu deixo a vida me levar, igual a música do Zeca Pagodinho. Mas é claro que eu tenho metas, tenho objetivos. O primeiro é ser feliz. Ter muita união dentro da minha família e entre meus amigos. Adoro ter amigos, é uma coisa extremamente preciosa. E quero estar sempre fazendo personagens diversificados, trabalhando. Eu quero é trabalhar igual a Fernanda (Montenegro), Aracy Balabanian, Paulo José, Ary Fontoura...

Terra - A região da baixa Augusta sofre preconceito de algumas pessoas. Tem alguma razão especial para você ter escolhido fazer a sua peça nesse teatro?
Mariana Ximenes - Eu escolhi esse teatro porque a peça fala sobre neuroses urbanas. É uma peça extremamente contemporânea, e aqui é uma área muito movimentada, com muitas tribos diferentes. Meu objetivo ao escolher esse teatro é que está nessa região - que eu adoro- e porque quando a pessoa vai estacionar o carro pra assistir a minha peça, ela já encontra a realidade que vai ver aqui dentro. E, quando a peça acaba, ela pode encontrar aqueles mesmos personagens espalhados pela (rua) Augusta.

Terra - É primeira vez que você produz uma peça. Como está sendo a experiência?

Mariana Ximenes - Esse é um passo muito grande na minha carreira e na minha vida porque é uma oportunidade de eu me envolver com a obra no sentido geral. Tenho que tomar cuidado, olhar se está todo mundo bem. Acaba sendo como uma família, comigo tomando conta de tudo. Estou muito feliz porque você cria uma autonomia de trabalho. Já sei como produzir. Dá um trabalhão enorme. Estou na peça, mas não faço só isso.

Terra - Quais são os seus planos para 2012?
Mariana Ximenes - Por enquanto eu vou sair para a estrada com a peça. Ainda não tenho convites para a TV. Por enquanto é só pé na estrada com o teatro.

Terra - Você se considera altruísta?
Mariana Ximenes - Tenho valores que eu sempre penso antes de tomar qualquer atitude. Tento seguir valores como ser ética, não ser egoísta, pensar sempre no outro, mas também me respeitando, ter caráter. Acho que ser altruísta é isso, você conseguir ter atitudes cotidianas e diárias onde não prejudique os outros, mas também não se prejudique.

Terra - Muitas vezes a imprensa é invasiva com a vida dos artistas. Como você lida com isso?
Mariana Ximenes - Acho que a gente sempre precisa ter uma relação saudável com a imprensa porque a gente trabalha com comunicação. Por que eu estou dando essa entrevista, por que eu estou fazendo peça? Porque eu quero me comunicar. Eu quero que as pessoas vejam o meu trabalho. Mas hoje em dia está muito confusa essa imagem de ser famoso, ser celebridade com ser ator. Eu respeito muito o meu ofício, e eu gosto muito de ter a minha privacidade, a minha individualidade. E eu gosto de respeito, porque eu respeito. É uma pena que o público adore consumir fofoca. Infelizmente as pessoas se preocupam pouco com a sua vida e passam a se preocupar com a vida do outros.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: