quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mariana Ximenes conta como se preparou para viver bulímica e anoréxica, em os “Os Altruístas”.


Mariana Ximenes tem se preparado para viver um novo desafio na carreira. Após nove anos afastada dos palcos, a atriz retorna ao teatro no elenco e na produção da peça “Os Altruístas”. Durante um encontro com jornalistas, na terça-feira (13), em São Paulo, Mariana explicou como tem sido o processo de criação de sua nova personagem, a famosa atriz de televisão Sydney.

“Ela é uma atriz de novela muito famosa, que acredita ser uma assistente social por sustentar um grupo revolucionário. A Sydney é muito carente, bulímica e anoréxica. Ela tem uma relação neurótica com a vida. Possui um humor ácido e feroz", afirmou Mariana, que se vê bem diferente do papel que tem desenvolvido. “A única semelhança com a personagem é o fato de eu ser uma atriz de TV. Quero deixar isso bem claro.” Para acertar na interpretação, Mariana procurou profissionais especializados nos assuntos que abordará. “Consultei psicanalistas para entender essas doenças.”

Na peça, a atriz viverá a irmã de Ronald, personagem interpretado por Kiko Mascarenhas, e será namorada de Tony, este vivido por Miguel Thiré. Loiríssima, Mariana contou que a mudança de visual foi feita por Marcos Padilhae especialmente para a peça. Ao ser questionada que tipo de cor prefere usar nas madeixas, ela afirmou: “Estou gostando de ser loira. O bom é mudar sempre e poder atender meus personagens. A mudança é o resultado de um conjunto de mudanças na minha vida."

Feliz com o novo projeto, a atriz celebra o retorno ao teatro desde sua atuação na peça "A Rosa Tatuada". “Vim do teatro. Fiz escola em São Paulo. Sempre fui apaixonada, mas, nos último anos, surgiram oportunidades em veículos diferentes, como a televisão e o cinema. Mas, mesmo assim, sempre fui espectadora. Senti necessidade de pular da plateia para o palco. O Guilherme Weber, diretor da peça] me mostrou o texto e eu achei incrível. Já tinha muita vontade de trabalhar com ele. Me senti seduzida pelas diferentes linguagens que ele abordava, um tipo de linguagem que eu, como atriz, nunca tive."

De férias da telinha desde que interpretou a vilã Clara em "Passione", Marina deixou claro que ainda não sabe ao certo quando voltará aos folhetins e muito menos se estará na nova trama das nove de João Emanuel Carneiro. “Não estarei na novela. Até agora, pelo menos, eu não sei. Ninguém me disse nada. Adoro o texto do João Emanuel, admiro e respeito demais o trabalho dele [o último trabalho no qual se envolveram juntos foi em 'A Favorita']. Meu vínculo com a televisão é para sempre. Adoro fazer novela, mas, atualmente, estou mergulhada no teatro, principalmente em poder me apresentar em são Paulo.”

Além de atuar, Mariana está empolgada por ser produra do espetáculo - função que desempenha pela primeira vez em sua carreira. “Via pessoas que admiro muito, como Renata Sorrah, José Mayer, Wagner Moura, Selton Mello,Andrea Beltrão, Marieta Severo... E eles produziam. Via que admirava tanto eles por causa disso. Todos eles têm em comum o desejo de ir atrás de seus projetos e queria isso para mim."


Diva da televisão

Guilherme Weber está confiante ao ter Mariana ao seu lado. "Estou feliz em reunir este elenco. A escalação de teatro tem que ser icônica. Acredito que seja um fetiche meu ver atriz interpretar uma atriz. Acho incrível ter a Mariana, uma diva da televisão brasileira, castigar alguns costumes dela mesma. O símbolo da Mariana é a grande força deste espetáculo. Será interessante ver as divas se confundirem neste espaço. Esta é a grande brincadeira do personagem da Mariana”, derrete-se.

O ator, que já participou da minissérie "Queridos Amigos" e da novela "Tempos Modernos", possui uma companhia de teatro chamada "Sutil". Por outro lado, o espetáculo "Os Altruístas" é o seu primeiro fora da companhia. Empolgado com o roteiro, Guilherme também falou sobre os demais personagens. "Ronald é um assistente social, irmão da Sydney e ele tem uma vida pessoal conturbada porque se apaixona por garoto de programa [encarnado por Jonathan Haagensen]."

O diretor também quis prestar uma homenagem a um famoso cartunista brasileiro na hora da criação de um personagem em especial. " O Ronald se veste de mulher na peça. O personagem do Kiko é uma homenagem aoLaerte. Eu já era devoto do humor das tiras de jornal, mas, neste último ano, o Laerte me seduziu por ser um artista liberal por ter um desejo puro e conseguir falar com propriedade sobre o tema", disse ele sobre o castunista que é um crossdresser. "É uma homenagem divertida e sutil, mas completamente inspirada nele."

O personagem de Jonathan também será marcante. “Ele é um herói e antiherói brasileiro. Aprendemos a amar eles nestes anos todos de cinema. O Miguel, às vezes eu até esqueço, mas ele é neto da Tônia carrero. Ele é a elite do teatro. E o Kiko é a pura essência do teatro carioca.” O espetáculo também terá Stella Rabello no elenco e deve estrear na sexta-feira (16).

Personagem interpretado pela Mariana

"Sydney é uma atriz de televisão muito famosa, que se diz assistente social apenas por ajudar seu irmão, namorado e amigos revolucionários. Ela sustenta esse grupo revolucionário porque ela ganha muito dinheiro. Ela é carente, bulímica e anoréxica e tem uma relação neurótica com a vida. Sydney briga muito com o irmão, apesar de amá-lo. É falante, fala sozinha, e possui um humor ácido, feroz."

Fonte: Quem

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindaaa!!! Essa peça tem tudo para ser um sucesso!!!