domingo, 4 de outubro de 2009

Mariana falando do Projeto "Em Casa".



Foi parafraseando Vinicius de Moraes que a atriz Mariana Ximenes expressou a alegria de participar do Projeto Em Casa, a convite do bandolinista Hamilton de Holanda, na terça-feira. “A noite foi linda. E a vida é a arte do encontro!”, disse. Os dois dividiram o palco pela primeira vez e encantaram a todos com poesia e música. A atriz, que subiu ao palco logo após o primeiro bloco do show (instrumental, com Hamilton e seu grupo) não escondeu sua admiração pelo show que acabara de assistir. Começou declamando Traduzir-se, de Ferreira Gullar: “Uma parte de mim é todo mundo/outra parte é ninguém/fundo sem fundo…”.

Depois foi a vez dos versos de Timidez, de Cecília Meireles, acompanhados pelo som do bandolim. “Basta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve, para que venhas comigo e eu para sempre te leve…”. A atriz também recitou Manoel de Barros e Pablo Neruda para muitos aplausos. “Depois de toda essa brutalidade da nossa banda, a gente merecia um docinho também”, brincou Hamilton, que, antes e depois da atriz, encheu o palco de energia com seu solos que, mesmo plenos da delicadeza do choro, o aproximam mais da pegada do rock.

Hamilton e quinteto dispensam qualquer adjetivo. Logo na abertura, com Suíte Norte Sul Leste Oeste de Hermeto Pascoal, Daniel Santiago (violão), Gabriel Grossi (gaita), Alex Buck (bateria) e Bruno Aguilar (baixo) demonstraram mais uma vez todo talento para o público do Projeto Em Casa, embevecido com a audição de temas como Tamanduá e Estrela Negra.

Mas o melhor ainda estava por vir, com um solo frenético com mais de cinco minutos intitulado Pros Anjos que ele compôs para dois ídolos: o violonista uruguaio Agustin Barrios, a quem chamou de Chopin do violão, e o maestro Heitor Villa Lobos.

“Gostei demais! Parece que nada estava acontecendo em volta. Respiramos juntos. Isso é arte, é entrega”, exultou Hamilton no fim da apresentação. Que, além de Mariana, teve outras duas grandes participações: a do acordeonista Alessandro Kramer, com um expressivo solo em Santo Antônio, de Hermeto Pascoal, e a da cantora baiana Mariene de Castro em Maracangalha, de Dorival Caymmi. Finda a apresentação, as quase xarás conversavam animadamente, embevecidas com a energia de Hamilton e de sua banda. “Impressionante mesmo! E o acordeom?! Minha família é nordestina do Ceará. Quase subi no palco para dançar!”, alegrou-se Mariana.

Hoje a programação do Projeto Em Casa segue na Urca. Nesta quarta, tem a festa TNT Classics. E quinta é a vez do cantor Rogê e, na pista, do DJ Zédoroque. E abaixo, fique com dois momentos da noite de terça em vídeo. (Luana Lima – foto: Alvaro Riveros).

Fonte: http://emcasa2009.wordpress.com

4 comentários:

Andreia Neves disse...

Ela está tão linda no vídeo e meiga ^^
A nossa Mari é assim!!

Iris disse...

Já segurei esse lenço que ela está usando *-------*

Anônimo disse...

encantado com a performance...
qume diria que há tanta poesia
sob um bandolim

big disse...

muito legal.